Você trava batalhas constantes com a balança? Faz mil dietas e exercícios físicos, mas não consegue se livrar das gordurinhas? E se eu te dissesse que você pode estar usando esse sobrepeso como um aliado?
Calma! Eu sei que a primeira reação é pensar: "Impossível! Como eu poderia me aliar ao excesso de peso? Eu só penso em me livrar dele!" Bom, primeiro vamos esclarecer que existem diferentes formatos de corpo. A análise corporal explica que cada um deles tem um porquê de existir e isso nos faz enxergar a beleza em todos os corpos, já que nenhum deles é errado.
Mas todos sabemos que existe um formato de corpo que é mais desejado, que entra no padrão de beleza estético estabelecido. Para quem tem tendência a engordar, isso pode ser muito frustrante, principalmente quando o autoconhecimento não é trabalhado a ponto de entender a diferença entre corpo desejado e corpo possível. O corpo possível é aquele que respeita o seu próprio padrão de beleza onde cabe saúde, disposição e autoaceitação.
Dito isso, lutar por esse corpo possível é um direito e uma decisão só sua! Mas então se eu já tomei essa decisão e estou fazendo o que preciso fazer (dieta e exercícios), por que não consigo emagrecer? Ou por que vivo no efeito "sanfona"? Aí é que temos que analisar se você não está se aliando ao excesso de peso para que ele exerça uma de suas três funções: destaque, força ou proteção.
As três funções do excesso de peso
1. Destaque: ao viver em ambientes em que não podem se expressar, ter atenção nem falar de sentimentos, algumas pessoas podem começar a engordar para ter destaque. A função de destaque preenche um grande vazio emocional, de modo que, de qualquer maneira, essa pessoa possa ser vista.
2. Força: quem nunca se sentiu carregando o mundo nas costas? Pessoas que se sentem responsáveis pelos outros, por vezes se aliam ao excesso de peso para ficarem maiores e parecerem mais fortes e dar conta de tanta carga emocional. 3. Proteção: abusos sexuais, sexualização do corpo, traições, competitividade são situações traumatizantes que podem levar a pessoa a ganhar peso para se proteger de passar por isso novamente. Entenda que nos aliamos a essas funções do excesso de peso sempre como uma forma de defesa inconsciente para conseguir algum ganho emocional. Trazer para a consciência abre novas oportunidades de cura sem precisar mais da gordura. Quer saber mais? A análise corporal pode te ajudar nesse processo ao entender o que o seu corpo está dizendo.
O conteúdo deste post é baseado nas referências do livro: O Corpo Explica As Três Funções do Excesso de Peso do autor Elton Euler (Idealizador do método O Corpo Explica).
Regina Akemi é Analista Corporal com Foco no Fortalecimento da Autoestima das Mulheres e colaboradora do Psinko. Siga @reginakemi.analisecorporal
Kommentare